Em 2016 assinamos o protocolo com a Câmara Municipal de Gaia no âmbito do projeto Gai@prende+i, cuja finalidade é assegurar atividades direcionadas a todas as crianças com enquadramento na legislação aplicável a alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente hidroterapia e dinamização de atividades diversificadas nos períodos não letivos do Natal, Carnaval, Páscoa e nas férias escolares de verão.
Este programa valoriza um conjunto de ações importantes no domínio da informação, formação, banco de ajudas técnicas, apoio às terapias, ocupação de tempos livres, refeições, transportes e acessibilidades, contribuindo desta forma para a reabilitação e integração social dos alunos abrangidos atualmente pelo Decreto-lei nº 54/2018.
No verão, de junho a meados de agosto, colocamos 15 profissionais ao serviço no projeto. Durante o ano letivo temos 8 profissionais afetos ao programa, 6 dos quais destacados para a atividade física adaptada em meio aquático e 2 destacados para acompanhar as atividades de equitação terapêutica. Nos períodos não letivos do Natal e da Páscoa temos 12 profissionais afetos ao programa, garantindo, desta forma um acompanhamento permanente dos alunos que estão em atividade na Escola Fernando Guedes ao abrigo deste programa.
Ao longo do ano letivo a instituição garante o acompanhamento, por parte de auxiliares qualificados, a aproximadamente 150 crianças e jovens nas diversas atividades.