"Dar Voz a Todos" - projeto vencedor BPI "la Caixa" Capacitar 2019

Mostrar Todas
O nome que atribuímos a este projeto demonstra qual o seu objetivo desde o primeiro momento em que o idealizámos.
Trabalhamos com uma população que nos enche o coração e nos mostra como a vida é simples quando prestamos atenção ao que realmente importa: um sorriso, um olá, um carinho, boa comida, um passeio à beira mar, o estar com os nossos amigos e com a nossa família e muito, muito mais. No entanto, a sociedade, em geral, não os vê da mesma forma e a sua aceitação é muitas vezes difícil. Ainda mais difícil se torna para quem, para além da deficiência intelectual, tem dificuldades ao nível da comunicação.
 
À medida que trabalhamos com estes jovens e adultos com deficiência intelectual, todos nós que com eles nos relacionamos, vamos conhecendo-os melhor e compreendendo as suas vontades, pedidos e frustrações, muitas vezes apenas pelas expressões faciais e vocalizações próprias de cada um. No entanto, quando procuramos que haja uma maior integração na sociedade, verificamos que, realmente, a barreira da comunicação é um dos maiores entraves.
As pessoas que não os conhecem, não percebem muitas vezes sequer o seu nome quando eles se apresentam, por isso qualquer tentativa de conversa termina muito rapidamente. Também, infelizmente, a maioria dos nossos utentes é analfabeta, o que ainda os prejudica mais na questão social e de integração nos diversos contextos de vida.
 
É devido a este conjunto de circunstâncias que o nosso projeto surge. Com o uso de tablet com um software de comunicação aumentativa e alternativa, conseguimos diminuir a barreira existente e assim promover a comunicação de um grupo de clientes com dificuldades comunicativas, nos seus diversos contextos de vida, começando com a sua própria família e com a instituição.
 
Graças ao financiamento do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2019 foi possível, durante um ano, ter 2 Terapeutas a trabalhar a tempo inteiro no projeto e adquirir, para cada cliente do projeto, um Ipad com software Grid, que os ajudará a comunicar com os outros, no seu dia-a-dia. As Terapeutas fizeram a avaliação de necessidades inicial e conceberam, para cada cliente, programação específica para o seu tablet, formando-os na utilização deste recurso personalizado. E, logo nas primeiras utilizações de forma mais autónoma, foi visível o à vontade dos nossos utentes na utilização desta ajuda técnica, bem como a satisfação com que o faziam.
 
                   
Com a situação da pandemia, os seus contextos foram reduzidos. No entanto, apesar de o projeto ficar concluído este mês, para superar esse constrangimento será dada continuidade ao trabalho que foi desenvolvido durante o último ano e tentaremos que, à medida que os contextos sociais sejam alargados, o programa possa acompanhar os nossos clientes e dar-lhes assim mais ferramentas para a sua integração na sociedade.