“Uma vida a cultivar sorrisos”
Vamos cumprindo caminho e fazendo história!
Foi criada a Associação de Pais e Amigos das Crianças Mongolóides, designação alterada em 1964 para Asssociação Portuguesa de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (APPACDM) e em 1986 para Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) nome mantido até à sua extinção ocorrida no ano de 2003.
Sob a alçada da sua Delegação do Porto, a APPACDM inaugurou o Centro da Rasa, no concelho de Vila Nova de Gaia, no dia 18 de Março, passando esta data a constituir o dia oficial desta associação.
No âmbito das atividades em contexto de centro educacional no Centro da Rasa, celebrou-se o primeiro Acordo de Cooperação com o Centro Regional de Segurança Social (CRSS) do Porto.
Destinado a atender novos utentes, foi inaugurado um equipamento pré-fabricado no Centro da Rasa.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia deliberou ceder o terreno situado na Quinta Madre de Deus para a instalação de uma unidade de atendimento a pessoas com deficiência mental.
No âmbito do desenvolvimento de tarefas de montagem de trabalhos em parceria com empresas deste concelho, na Unidade de Aprendizagem de Tarefas (UAT) do Centro da Rasa, celebrou-se Acordo de Cooperação com o CRSS do Porto.
No âmbito das atividades em contexto de Centro de Actividades Ocupacionais no Parque Biológico Municipal, celebrou-se Acordo de Cooperação com o CRSS do Porto.
No âmbito da promoção de ações de formação profissional, foi aprovada uma candidatura ao abrigo do Sub-Programa Integrar do Quadro Comunitário de Apoio 1994-1999.
A Assembleia Geral da instituição deliberou a aquisição do edifício onde se encontra instalado o Centro da Rasa.
No âmbito das atividades em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais no Centro Madre de Deus, celebrou-se um segundo acordo de cooperação com o CDSS do Porto.
No âmbito da escolaridade de alunos com necessidades educativas especiais, celebrou-se contrato de cooperação com o Ministério da Educação.
Foi inaugurado o Centro de Formação Profissional situado em Canelas.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia deliberou ceder o terreno em Canidelo, onde se encontrava instalado o equipamento pré-fabricado, para nele ser construído um novo centro.
Procedeu-se à certificação da conformidade do sistema de gestão da qualidade pelo cumprimento da norma europeia EQUASS.
No cumprimento da lei aplicável às Instituições Particulares de Solidariedade Social, procedeu-se à revisão dos Estatutos de 2000.