Numa instituição como a nossa, com especificidades muito próprias, atrevo-me a dizer que não há dois dias iguais. Os acontecimentos fluem e, se é verdade que muitas vezes os conseguimos controlar, é também verdade que a existência de factores exógenos nos obrigam por vezes a reformular planos que podem ser de pequeno, médio ou até longo prazo.
Uma coisa é certa, é objetivo fundamental de qualquer Direção, tudo fazer para manter e até, sempre que possível, para melhorar a quantidade e qualidade dos serviços prestados.
Dia a dia lançámos, a nós próprios e aos trabalhadores desta casa, desafios constantes no sentido de inovarem, evitando assim entrar na rotina, que atrás de si acaba por trazer fenómenos como a acomodação e consequente cristalização. Temos conseguido com esta atitude melhorias significativas na diversidade dos serviços que diariamente prestamos.
As contrariedades e os constrangimentos que vamos encontrando, em vez de provocarem desânimo, dão-nos novo alento e são muitas vezes motivo de agregação de quem dirige a casa com sentido de responsabilidade.
Atravessamos um período em que as dificuldades financeiras resultantes de variadíssimos fatores (ex: aumentos da Remuneração Mínima Garantida) se vêm agravando, com o reflexo nos resultados do exercício. Contudo, recorrendo a diversas estratégias temos vindo a trabalhar e a conseguir melhorias nesta área.
As entidades públicas têm que de alguma forma contribuir para a resolução dos problemas referidos no parágrafo anterior, mas não podemos nem devemos esperar que resolvam todos os problemas. Continuamos isso sim à espera de uma maior atenção da parte das mesmas ao problema da deficiência mental, ao problema do envelhecimento precoce das pessoas com deficiência e ao problema do envelhecimento dos “cuidadores”, bem como da garantia da
manutenção da sustentabilidade da instituição.
Não posso terminar sem dar uma palavra de apreço a todos, e são muitos aqueles que trabalham connosco no dia-a-dia, bem como a todos os parceiros e amigos que de alguma forma contribuem para a nossa causa e a todos um bem-haja.
J. Queirós
Presidente da Direção